Cidades

Guarujá em três dias

Praia das Pitangueiras

Pitangueiras é a praia mais movimentada do Guarujá (Foto: Juliana Ribeiro)

Distante apenas 88 km de São Paulo (SP), Guarujá é uma boa opção de praia para o fim de semana ou uma viagem bate-volta. Para quem preferir ficar uns dias na cidade, há boa oferta de hotéis, pousadas e restaurantes. A variedade de praias também é interessante, das mais urbanas, como muitos prédios próximos, às com estilo mais “natureza”. No total, a cidade tem 27 praias.

Um problema da maioria das praias é a grande quantidade de pessoas que levam suas próprias caixas de som e se comportam como se estivessem no churrasco da família. Em alguns lugares há música de praticamente todos os lados, cada barraca com seu estilo. Se não gosta de música alta na praia, como eu, tente escolher um lugar mais distante na areia. Se não for possível, tenha muita paciência.

Roteiro das principais praias, chegando de São Paulo:

1. Praia de Guaiúba

Para quem chega de São Paulo e quer seguir a orla, a dica é começar pela Praia do Guaiúba, que por ser distante do Centro da cidade é uma das mais tranquilas. Tem águas calmas e um calçadão com restaurantes e bares simples.

2. Praia do Tombo

 

Famosa por suas ondas que, há décadas, atraem muitos surfistas. No centro da praia há até um pódio de cimento que sempre é utilizado nas várias competições de surf realizadas no local. Apesar das ondas, a Praia do Tombo atrai muitas famílias com crianças por causa do calçadão com restaurantes e bares e do estilo praia do interior. Não há grandes prédios na orla e predomina aquele ar de “praia de surfista”.

3. Praia das Astúrias

Com águas mais tranquilas para banho, é boa para famílias com crianças e pessoas com dificuldade de locomoção. Tem uma boa oferta de hotéis e restaurantes, mas a tendência de quem escolhe a região é alugar um dos apartamentos próximos à orla. Os próprios condomínios providenciam cadeiras e mesas na praia. Para quem vai de carro, encontrar estacionamento é uma missão quase impossível.

4. Praia de Pitangueiras

praia_pitangueiras

Praia de Pitangueiras, Guarujá, SP (Fotos: Juliana Ribeiro)

 

É uma das mais lotadas do Guarujá por ser central e de fácil acesso. Como na praia das Astúrias, também tem muitas cadeiras e guarda-sóis de condomínios da região. Os prédios muito altos da orla chegam a fazer sombra na praia, na parte da tarde. Também atrai surfistas e, por isso, dá para imaginar que as águas não são muito calmas. Uma grande vantagem é o imenso calçadão, ótimo para caminhar, correr, passar o tempo, principalmente no fim de tarde. Se estiver hospedado na região, vai ser fácil encontrar bons restaurantes, bares, padarias e todo tipo de conveniência. Se for dirigindo, prepare-se para rodar muito até encontrar uma vaga.

5. Praia da Enseada

Praia da Enseada

Praia da Enseada tem a maior orla (Foto: Juliana Ribeiro)

A maior praia do Guarujá tem 7 quilômetros de extensão com águas calmas, ciclovia e calçadão largo, todos muitos bons. É possível alugar triciclos e praticar esportes náuticos como SUP e caiaque. Tem ótimos restaurantes, bares e até um pub a poucos passos da areia. Por não ter prédios na orla passa a imagem de praia mais rústica, interiorana, mas é região com ótima infraestrutura turística. Grandes eventos da Prefeitura são realizados no local.

6. Praia do Mar Casado

Praia do Mar Casado

Maré baixa forma espelho d’água entre as Praias de Pernambuco e do Mar Casado (Foto: Juliana Ribeiro)

Praia do Mar Casado

Na maré alta, as águas da Praia de Pernambuco e da Praia do Mar Casado se encontram (Foto: Juliana Ribeiro)

Colada à Praia de Pernambuco, é um pedaço de areia que só aparece na maré baixa e liga o continente a uma pequena ilha para onde é possível ir caminhando e onde muita gente vai pescar ou passar o dia. Mesmo quando a maré sobe, é possível voltar caminhando com a água na altura dos joelhos. Para mim, é um dos lugares mais bonitos do Guarujá. Ótimo para crianças.

7. Praia de Pernambuco

Praia de Pernambuco

Praia de Pernambuco se encontra com Praia do Mar Casado, ao fundo (Foto: Juliana Ribeiro)

praia de pernambuco11Embora esteja dentro da cidade, é uma das praias mais rústicas de Guarujá. Não tem orla e nem calçadão e o acesso é por meio de ruas e becos sem asfalto.  A praia, que tem faixa de areia bem estreita, fica “nos fundos” de grandes casas de veraneio e do hotel Sofitel Jequiti. Praticamente não há restaurantes no local. As opções são as próprias barracas de praia, bem simples, ou um pequeno centro comercial ao lado do hotel. No local, é possivel praticar SUP e caiaque.

Praia do Perequê

No sentido da balsa para a cidade de Bertioga, é cheia de barquinhos porque é a praia dos pescadores do Guarujá. Lugar bom para comprar peixe fresco e comer comida boa e fresca. Infelizmente, a qualidade da água não é muito boa para banho de mar. Confira quando for ao local.

Outras opções de passeio

  • Aquário Acqua Mundo
  • Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
  • Forte dos Andradas
  • Mirante do Morro da Caixa D’Água
  • Mirante do Morro da Campina
  • Morro do Maluf

Leia mais sobre as 27 praias do Guarujá no site da Secretaria Municipal de Turismo da cidade.

Como chegar no Guarujá

 

 

 

Categorias:Cidades

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s