Conheça o Roteiro do Vinho de São Roque em 1 dia

Distante apenas 60 km de São Paulo (SP), o município de São Roque oferece um dos passeios mais procurados do interior do estado: o Roteiro do Vinho. A visita pode ser feita em qualquer época do ano e é uma ótima opção de bate-volta para quem está nas cidades próximas. Quem quiser estender a jornada, também vai encontrar opções de pousadas.

O Roteiro do Vinho  é um conjunto de adegas, pesqueiros, ranchos e pousadas que recebem turistas. A maioria não cobra taxa de entrada, apenas o consumo. Um grande destaque do roteiro são os restaurantes, bem variados, mas a maioria serve pratos das culinárias portuguesa e italiana.

Minhas dicas

 

Vinícola Góes

Vinícola Góes
Vinícola Góes integra o Roteiro do Vinho de São Roque, que fica a apenas 60 km de São Paulo

 

 

Sede administrativa da Vinícola Góes e um ótimo centro de enoturismo. Possui lojas, espaço de eventos, visitas orientadas, restaurante, cafeteria,  música ao vivo e um belo lago com jardim. O espaço é enorme e um ótimo para um passeio em família.

 

 

Quem gosta pode comprar vinhos na loja, que vende sucos de uva, espumantes, chope de uva, o famoso vinho de mesa Góes e rótulos mais sofisticadas da marca, que chegam a custar mais de R$ 100. Infelizmente, achei os preços praticamente iguais aos vistos em grandes redes de supermercados.

Restaurante Quinta do Olivardo

Pastel de Belém do restaurante Quinta do Olivardo
Pastel de Belém do restaurante Quinta do Olivardo, que faz parte do Roteiro do Vinho de São Roque


Com gastronomia típica da Ilha da Madeira, é mais do que um restaurante. É praticamente um centro gastronômico com dois restaurantes, um empório que vende vinho de fabricação própria e vários quiosques de bebidas, alimentos e sobremesas. O cardápio está disponível no site.

 

Se a fila para os restaurantes estiver muito grande (parece ser rotina), dê uma olhada nas barracas e veja se não encontra uma opção mais rápida de alimentação. É possível comprar sardinhas assadas, pastel de Belém e outros petiscos. 

Aproveite para experimentar o suco de uva (branca ou tinto) e o chope Beer One, produzido pela Destilaria Stoliskoff, que também fica na região.

 

Destilaria Stoliskoff 

 

Destilaria Stoliskoff 
Destilaria Stoliskoff que faz parte do Roteiro do Vinho
Tequi Mex, tequila da Destilaria Stoliskoff
Tequila Tequi Mex produzida pela Destilaria Stoliskoff

 

O prédio da Destilaria Stoliskoff chama a atenção por sua arquitetura e convida quem passa pela rodovia a dar uma paradinha. Quem gosta de bebidas não se arrepende.

Alguns preços são bons, como o da garrafa de 1 litro de tequila. Pelo que entendi, é mais barato por ser “bebida mista” e não tequila pura. Mesmo assim, compramos para fazer margarita e gostamos do resultado final. No lugar ainda é possível comprar Vodka, cachaça e outros destilados.

A destilaria também produz a cerveja artesanal Beer One, que pode ser comprada em garrafas ou em chopes vendidos em um bar dentro da loja. Também é possível levar o chope em growlers. A Beer One é uma cerveja clara, com sabor suave, do estilo German Pils (Pilsen). É produzida desde 2016. Nunca tinha visto para vender fora da cidade de São Roque.


Roteiro do Vinho: o que saber antes de ir

Planeje sua viagem e evite feriados porque alguns restaurantes são muito procurados e a fila de espera para o almoço pode ser bem grande. Vá com paciência!

Como o local é muito turístico, os preços são maiores que os esperados para uma cidade do interior. Então prepare a carteira se quiser almoçar nos restaurantes mais conhecidos.

Informações turísticas podem ser obtidas pelos telefones (11) 4712-2955 (11) 94302-2753 (11) 95781-9468 e pelo e-mail contato@roteirodovinho.com.br  

Dica do site www.roteirodovinho.com.br: “Se você irá trazer um grupo de excursão, é importante contratar um guia local. Se for com seu próprio carro, não é necessário. Caso queira contratar um guia turístico, entre em contato com a raizbrazil turismo receptivo pelo telefone: (11) 4712-2955.”
Roteiro completo de restaurantes
Roteiro completo de adegas e vinícolas


Como chegar

 

Fotos: Arquivo pessoal. Podem ser utilizadas desde que a fonte seja citada.

SalvarSalvar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s