Foz do Iguaçu é passeio que surpreende

 

Cataratas de Foz do Iguaçu vistas do avião
Cataratas vistas do avião, na chegada à cidade de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu significa Cataratas e compras no Paraguai, certo? É tudo isso, mas a cidade com aproximadamente 260 mil habitantes oferece muito mais opções do que se imagina. Um dos principais pontos turísticos do Brasil, a região surpreende.

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu
Eu chegando ao aeroporto de Foz do Iguaçu com minha mochila de estimação, que tem mais de 20 anos de estrada

As opções de passeio são muitas, as Cataratas do Iguaçu merecem o título de Patrimônio da Humanidade (são fenomenais) e as compras na Argentina e no Paraguai valem a viagem.

Cabeza de Vaca

Iguaçu significa água grande na língua guarani. Como a cidade fica no encontro do Rio Iguaçu com o Rio Paraná, recebeu o nome de Foz (lugar onde o rio desagua) do Iguaçu.

Registros históricos consideram que o primeiro homem branco a chegar à região foi o capital espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca , que é homenageado no Memorial Cabeza de Vaca, no Marco das Três Fronteiras. Mas os primeiros moradores da região estabeleceram-se apenas no final dos anos 1800. Até então, os únicos habitantes eram os índios Caigangues.

Cidade cosmopolita

Atualmente, Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além das Cataratas, o município também abriga a Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo. Isso, somado ao fato de estar na divida de dois países, faz com que o município seja campeão de diversidade cultural.

Segundo dados da Prefeitura da cidade, o município abriga cerca de 80 das 192 nacionalidades existentes no mundo. Os maiores grupos são de libaneses, chineses, paraguaios e argentinos.

Aeroporto ruim

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas, embora seja internacional, é pequeno, apertado e sem opções de alimentação. Não deixe para comer lá porque vai encontrar umas duas lanchonetes com poucas opções de salgados e sanduíches. O atendimento é lento porque há poucos atendentes e sempre uma fila grande.

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas

O que saber antes de ir

 

Foz do Iguaçu é o portal de entrada das Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro. No lado argentino, a entrada é pela cidade de Puerto Iguazu.

Se for de avião, marque o assento nas poltronas “A” para conseguir ver as Cataratas lá de cima

O passeio não precisa se resumir a Cataratas do Iguaçu e compras do Paraguai. Como recebe turistas de todo o mundo, a cidade investe muito no segmento turístico e surpreende com uma variedade de opções. Leia sobre a lista de atrações turísticaspasseio de ônibus panorâmico e o mapa de distâncias

A locomoção em Foz do Iguaçu é fácil e há opções para todos os gostos e bolsos. Veja dicas da Prefeitura da cidade.

Opções: carro particular, táxi (a cidade não tem Uber), ônibus turístico/transfer (praticamente todo hotel tem atendimento de uma agência de turismo) ou ônibus do transporte coletivo, que tem linhas para os principais pontos turísticos e até para Duty Free Puerto Iguazu/Cataratas, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai.

Para detalhar mais esse assunto, sugiro este blog bem legal, o Viajando na Viagem

Por estar na região conhecida como tríplice fronteira , entre o Rio Paraná (que faz divisa com o Paraguai) e o Rio Iguaçu (divisa com Argentina), a cidade permite uma experiência inusitada. É possível acordar no Brasil, almoçar no Paraguai, jantar na Argentina e ainda voltar para dormir do lado brasileiro.

Se fizer compras em Ciudad del Este (Paraguai) ou no Duty Free Puerto Iguazu (Argentina), lembre-se que a cota única de compras permitida é de U$ 300 por pessoa. Não há cota separada para cada um dos países.

O aeroporto de Foz do Iguaçu/Cataratas tem um posto da aduana e fiscalização da Polícia Federal. Toda a bagagem passa, obrigatoriamente, pelo Raio X antes do check-in e as compras não podem ultrapassar a cota de US$ 300 por pessoa

Leia também: Cataratas do Iguaçu, Compras em Ciudad del Este, Compras no Duty Free Puerto Iguazu

 

Minhas dicas

Avenida Schimmelpfeng 

 

Começa próxima ao Rio Paraná, divisa com o Paraguai, e se estende até a Avenida das Cataratas, que dá acesso a diversos hotéis, ao museu de cera DreamLand, ao Parque da Aves e ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas.

Ao se hospedar em Foz do Iguaçu, sugiro hotéis próximos à essa avenida porque há uma grande variedade de restaurantes e bares e muito comércio de rua (sobretudo na Avenida Brasil). A região une turistas e moradores, o que permite ver um pouco a rotina da cidade.  

Ficamos hospedados no Viale Tower e gostamos muito. O hotel tem um bar no terraço, o Sky Bar, que pode ser visitado durante o dia e parte da noite e garante uma vista muito linda: a cidade à direita, o Rio Paraná à frente e o Paraguai à esquerda. Vale muito a pena deitar em uma das cadeiras do deck, ao lado da piscina, e aproveitar a vista.

 



Balada

A Avenida Schimmelpfeng é um bom ponto boêmio da cidade e abriga diversos restaurantes e bares. Na região estão instalados, entre outros:

Wood’s Foz do Iguaçu

Casa de música sertaneja presente em vários estados brasileiros.

Capitão Bar

Fica lotado no happy hour e à noite. Por ter um telão e vários aparelhos de televisão, parece ótimo para assistir jogos de futebol e lutas de MMA (para quem gosta). 

Cerveja Promalcer é de Foz do Iguaçu
Cerveja Promalcer é produzida na região de Foz do Iguaçu

 

Vende a Promalcer, cerveja produzida na região e que pode ser encontrada em quase todos os bares e restaurantes da cidade, pontos turísticos ou não.

O Boteco

Tem menos agitação (pelo menos nos dias que fui), bom atendimento e preços razoáveis. O cardápio de comidas e bebidas é variado. Para comer, indico o picadinho, prato individual que pode ser dividido para duas pessoas que comam menos.

O Boteco, bar de Foz do Iguaçu
Caipirinhas são destaque no bar O Boteco, em Foz do Iguaçu

Para beber, as caipirinhas são ótima opções. Para quem está acostumado com Brasília e São Paulo, os preços são atrativos. Bebi uma caipirinha de tangerina, gengibre, e mais algumas coisas, que estava muito boa.

Rock Falls Tap House

Para quem gosta de cervejas artesanais, esse é o lugar em Foz do Iguaçu. O bar oferece uma grande variedade de rótulos de primeira linha e ainda tem som ao vivo, estilo rock e pop music. O cardápio também não decepciona e oferece boas opções de petiscos e sanduíches.

 

 

Como chegar

Avião

Há voos diretos dos principais aeroportos do país para Foz do Iguaçu. Consulte a companhia aérea de sua preferência.

Carro

Se esta é sua escolha para ir a Foz do Iguaçu, veja como chegar:

 

Ônibus

Consulte o terminal rodoviário interestadual de sua cidade para conferir as linhas e os horários disponíveis.

 

 

Fotos: Arquivo pessoal. Podem ser usadas desde que a fonte seja citada.

SalvarSalvar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s