Cidades

Foz do Iguaçu surpreende

Cataratas de Foz do Iguaçu vistas do avião

Cataratas vistas do avião, na chegada à cidade de Foz do Iguaçu (Foto: Juliana Ribeiro)

Foz do Iguaçu significa Cataratas e compras no Paraguai, certo? É tudo isso, mas a cidade com aproximadamente 260 mil habitantes oferece muito mais opções do que se imagina. Um dos principais pontos turísticos do Brasil, a região surpreende.

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

Com minha mochila de estimação, que tem mais de 20 anos de estrada (Foto: Wagner Fontes)

As opções de passeio são muitas, as Cataratas do Iguaçu merecem o título de Patrimônio da Humanidade (são fenomenais) e as compras na Argentina e no Paraguai valem a viagem.


Cabeza de Vaca

Iguaçu significa água grande na língua guarani. Como a cidade fica no encontro do Rio Iguaçu com o Rio Paraná, recebeu o nome de Foz (lugar onde o rio desagua) do Iguaçu.

Registros históricos consideram que o primeiro homem branco a chegar à região foi o capital espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca , que é homenageado no Memorial Cabeza de Vaca, no Marco das Três Fronteiras. Mas os primeiros moradores da região estabeleceram-se apenas no final dos anos 1800. Até então, os únicos habitantes eram os índios Caigangues.


Cidade cosmopolita

Atualmente, Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além das Cataratas, o município também abriga a Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo. Isso, somado ao fato de estar na divida de dois países, faz com que o município seja campeão de diversidade cultural.

Segundo dados da Prefeitura da cidade, o município abriga cerca de 80 das 192 nacionalidades existentes no mundo. Os maiores grupos são de libaneses, chineses, paraguaios e argentinos.

Cataratas de Foz do Iguaçu vistas do avião

Cataratas vistas do avião, na chegada à cidade de Foz do Iguaçu (Foto: Juliana Ribeiro)


Aeroporto ruim

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas, embora seja internacional, é pequeno, apertado e sem opções de alimentação. Não deixe para comer lá porque vai encontrar umas duas lanchonetes com poucas opções de salgados e sanduíches. O atendimento é lento porque há poucos atendentes e sempre uma fila grande.

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas


O que saber antes de ir

Foz do Iguaçu é o portal de entrada das Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro. No lado argentino, a entrada é pela cidade de Puerto Iguazu.


Se for de avião, marque o assento nas poltronas “A” para conseguir ver as Cataratas lá de cima


O passeio não precisa se resumir a Cataratas do Iguaçu e compras do Paraguai. Como recebe turistas de todo o mundo, a cidade investe muito no segmento turístico e surpreende com uma variedade de opções. Leia sobre a lista de atrações turísticaspasseio de ônibus panorâmicoe o mapa de distâncias


A locomoção em Foz do Iguaçu é fácil e há opções para todos os gostos e bolsos. Veja dicas da Prefeitura da cidade.


Opções: carro particular, táxi (a cidade não tem Uber), ônibus turístico/transfer (praticamente todo hotel tem atendimento de uma agência de turismo) ou ônibus do transporte coletivo, que tem linhas para os principais pontos turísticos e até para Duty Free Puerto Iguazu/Cataratas, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai.


Para detalhar mais esse assunto, sugiro este blog bem legal, o Viajando na Viagem


Por estar na região conhecida como tríplice fronteira , entre o Rio Paraná (que faz divisa com o Paraguai) e o Rio Iguaçu (divisa com Argentina), a cidade permite uma experiência inusitada. É possível acordar no Brasil, almoçar no Paraguai, jantar na Argentina e ainda voltar para dormir do lado brasileiro.


Se fizer compras em Ciudad del Este (Paraguai) ou no Duty Free Puerto Iguazu (Argentina), lembre-se que a cota única de compras permitida é de U$ 300 por pessoa. Não há cota separada para cada um dos países.


O aeroporto de Foz do Iguaçu/Cataratas tem um posto da aduana e fiscalização da Polícia Federal. Toda a bagagem passa, obrigatoriamente, pelo Raio X antes do check-in e as compras não podem ultrapassar a cota de US$ 300 por pessoa


Leia também: Cataratas do Iguaçu, Compras em Ciudad del Este, Compras no Duty Free Puerto Iguazu


Minhas dicas

Avenida Schimmelpfeng 

Começa próxima ao Rio Paraná, divisa com o Paraguai, e se estende até a Avenida das Cataratas, que dá acesso a diversos hotéis, ao museu de cera DreamLand, ao Parque da Aves e ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas.

Ao se hospedar em Foz do Iguaçu, sugiro hotéis próximos à essa avenida porque há uma grande variedade de restaurantes e bares e muito comércio de rua (sobretudo na Avenida Brasil). A região une turistas e moradores, o que permite ver um pouco a rotina da cidade.  

Ficamos hospedados no Viale Tower e gostamos muito. O hotel tem um bar no terraço, o Sky Bar, que pode ser visitado durante o dia e parte da noite e garante uma vista muito linda: a cidade à direita, o Rio Paraná à frente e o Paraguai à esquerda. Vale muito a pena deitar em uma das cadeiras do deck, ao lado da piscina, e aproveitar a vista.



Balada

A Avenida Schimmelpfeng é um bom ponto boêmio da cidade e abriga diversos restaurantes e bares. Na região estão instalados, entre outros:

Wood’s Foz do Iguaçu

Casa de música sertaneja presente em vários estados brasileiros.

Capitão Bar

Fica lotado no happy hour e à noite. Por ter um telão e vários aparelhos de televisão, parece ótimo para assistir jogos de futebol e lutas de MMA (para quem gosta). 

Cerveja Promalcer é de Foz do Iguaçu

Cerveja Promalcer é produzida na região de Foz do Iguaçu (Foto: Juliana Ribeiro)

Vende a Promalcer, cerveja produzida na região e que pode ser encontrada em quase todos os bares e restaurantes da cidade, pontos turísticos ou não.

O Boteco

Tem menos agitação (pelo menos nos dias que fui), bom atendimento e preços razoáveis. O cardápio de comidas e bebidas é variado. Para comer, indico o picadinho, prato individual que pode ser dividido para duas pessoas que comam menos.

O Boteco, bar de Foz do Iguaçu

Caipirinhas são destaque no bar O Boteco, em Foz do Iguaçu (Foto: Juliana Ribeiro)

Para beber, as caipirinhas são ótima opções. Para quem está acostumado com Brasília e São Paulo, os preços são atrativos. Bebi uma caipirinha de tangerina, gengibre, e mais algumas coisas, que estava muito boa.

Rock Falls Tap House

Para quem gosta de cervejas artesanais, esse é o lugar em Foz do Iguaçu. O bar oferece uma grande variedade de rótulos de primeira linha e ainda tem som ao vivo, estilo rock e pop music. O cardápio também não decepciona e oferece boas opções de petiscos e sanduíches.


Como chegar

Avião
Há voos diretos dos principais aeroportos do país para Foz do Iguaçu. Consulte a companhia aérea de sua preferência.

Carro
Se esta é sua escolha para ir a Foz do Iguaçu, veja como chegar:

Ônibus
Consulte o terminal rodoviário interestadual de sua cidade para conferir as linhas e os horários disponíveis.

 

SalvarSalvar

Categorias:Cidades

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s